sábado, 12 de dezembro de 2009

Já naquela altura, ela caía a cântaros!

Chuvas desalojam 930 famílias em Buco Zau
Cabinda - Novecentos e trinta famílias estão sem abrigos devidos a destruição de 155 casas no município de Buco-Zau, província de Cabinda, pelas chuvas que se registam na localidade.

As chuvas registadas nesta quinta-feira provocaram o aumento do caudal do rio Luali, que atravessa a vila, que dista cerca de 120 quilómetros a norte de Cabinda. Estão inundados parte dos bairros 1º de Maio, 4 de Fevereiro, Terra Nova, Bata Manga e Chimbayanga.

O vice-governador de Cabinda para Área Técnica, António Manuel Gime, que se deslocou ao local para constatar os estragos provocados pela chuva, procedeu a entrega de alguns bens, entre os quais roupas e cobertores, para acudir as vítimas, sobretudo as crianças que se encontram internadas nas salas de aulas do Instituto Normal de Educação.

O governante assegurou que o governo da província tudo fará para, dentro das próximas horas, dar apoios em materiais de construção. Prevê-se entregar cerca de oito mil chapas de zinco e, através da administração local, providenciar loteamentos nas áreas fundiárias do Estado para a construção de novas casas com maior segurança.

Apelou, no entanto, a população a evitar a construção em áreas impróprias, no caso das margens dos rios e outros locais não aprovados pelo governo, por formas a evitar incidentes de género.
Angola Press On-line, 2009-12-11

Sem comentários: