domingo, 2 de dezembro de 2012

BAR GIRASSOL

 Lugares Emblemáticos (1)

Recriação a partir da foto de António Rodrigues, ex-sold. sapador do BC11

  

Muitos foram decerto, aqueles que estiveram ou passaram pela cidade de Cabinda e perderam a oportunidade, única, de visitarem "O Girassol", para degustarem um maravilhoso jantar com as iguarias deste bar restaurante. Situado mesmo na borda do Atlântico, com a água a espraiar-se a seus pés, rodeado de palmeiras e onde as línguas de fogo saídas dos poços do petróleo, lá ao largo, substituíam as velas em cima da mesa. Tudo isto por detrás do B.C.11.
O que verdadeiramente me espanta é que percorrida a NET, apenas encontrei uma imagem que infelizmente não traduz a beleza e a dignidade daquele lugar, mas prova que ele existiu. Aí vivi, meditei e me extasiei olhando a beleza daquele pôr-do-sol, enquanto aguardava pelo jantar.
 Por isso o meu obrigado ao António Rodrigues, ex-Sold. Sapador, do BCaç11,autor da  referida foto.
Humildemente, as minhas desculpas ao Bar Girassol e a todos os que por aqui passarem, pela qualidade, fraquinha, da recriação. Sei que aquele lugar merecia muito mais, mas reconheço que me faltam o engenho e arte.

1 comentário:

fmoreira disse...

Boa noite Antonio Soares. Sou sobrinho do ultimo proprietário do Bar Girassol que caso não saiba foi construido pela CCS do BCaç 11 e rodou depois vários proprietários até chegar ao meu tio Joaquim Moreira. A foto que apresenta é já um pouco antiga pois falta-lhe as construções das cozinhas, salão de festas e bar. No entanto o relato feito adequada-se àmagia daquele local. Hoje já não existe, a acção da natureza reivindicou a posse daquele lugar e uma onda, num dia de calema levou-o. Resta a saudade e a recordação daqueles dias. 1 abraço aos militares do 4910. Fernando Moreira