domingo, 17 de fevereiro de 2013

LIGAÇÃO DINGE – NECUTO

Ligação entre comuna de Dinge e Necuto pode ser interditada

Cabinda  - A principal ligação entre as comunas de Dinge e Necuto, poderá ser interditada devido ao mau estado de conservação que apresenta a única  ponte sobre o rio Luali (1)(esta é a ponte do Seva, já referida em post's anteriores)


A ponte, construída na época colonial(2), já não oferece condições de segurança de modo a permitir a circulação de pessoas e bens.

De referir que fontes policiais têm registado neste local vários acidentes, tendo o último ocorrido a 31 de Dezembro de 2012, provocando a morte do motorista de uma viatura e o ferimento de dois ocupantes. A viatura, que se despistou, acabou por cair ao rio.
Outro acidente registado neste local envolveu um autocarro de passageiros da empresa GiraCab que fazia o trajecto Necuto-cidade de Cabinda, tendo igualmente se despistado da ponte e caído ao rio com os passageiros. Alguns ocupantes morreram e outros ficaram feridos gravamente(3).
                                                                         

A ponte de betão, que se localiza na Beira Nova, tem aproximadamente 20 metros de comprimento e cerca de 5 metros de largura. Permite a circulação de uma viatura de cada vez, não tem passagem para peões nem protecção nas laterais.
Beira Nova e a comuna de Necuto são os principais localidades onde se encontram instalados os mercados na  fronteira com as povoações vizinhas da RD Congo, usados para trocas comerciais todas as quarta-feiras e sábados.
Artigo da ANGOP-Agência AngolaPress
13/01/2013
            fontes :     (1) - PROFICO – Projectos, Fiscalização e Consultoria, Lda.
                       (2)   -  3ªCCaç - BCaç4910/72
                       (3)   -  ANGOP -Agência AngolaPress

Sem comentários: