segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Criticos insuspeitos

Governo do Namibe acusado de fazer pior que na era colonial
  
Membros da sociedade civil estão a criticar as políticas locais do governo pela falta de coerência entre os discursos e práticas dos dirigentes políticos.

Os activistas cívicos dizem que “os nossos governantes são piores que o colono”

Matias Kamutali do Fórum Regional do Desenvolvimento universitário (FORDU),  que liderou o grupo de activistas comunitários que têm andado pelo interior da província, sobretudo nas chamadas zonas cinzentas  ou inóspitas, proceder ao levantamento da situação social e avaliação das  infra-estruturas deixadas pela Administração colonial, hoje, votadas ao abandono, diz estar decepcionado com a debilidade das políticas locais o que tem facilitado o sofrimento dos autóctones, entregues a exploração do negócio de água dos chineses.
 Armando Chicoca – VOA 11.09.2013


Mas foi sempre assim….. recordemos um excerto de uma entrevista com quatro anos, de um dos homens que nos combateu nas matas do Maiombe
 

NS - Não se revê no sistema político de Angola?


Pepetela -Discordo de que uma minoria viva extremamente bem e uma grande maioria da população viva ainda na miséria. Não foi para isso que lutámos, era exactamente pelo contrário, e isso é que não foi atingido. Daí a desilusão, que não é só minha, mas de um vasto grupo de pessoas que participaram na luta pela independência.
 Pepetela – ano 2009 – Ao Notícias Sábado do DN

1 comentário:

fmoreira disse...

Pelo menos consegue ser honesto e afirmar-se contra o que se passa em Angola. Outros mais situacionistas viram a cara...