segunda-feira, 13 de outubro de 2008

E a respeito das Caldas...

Por ventura sabem quem era o meu comandante de companhia, no RI 5 das Caldas da Rainha?

Nada mais nada menos, do que o "nosso" major Medina Ramos!

Olhem só a minha sorte, que gramei com ele os primeiros tres meses de tropa e depois ainda tive que ir acoplado a ele para Cabinda...

Mas mereceu a pena, quanto mais não seja, pelo "bailarico" que eu lhe dei numa celebre reunião de emergencia do alto comando, para a qual eu, um estadista de primeira agua, fui convocado!!! E esta, hein?

Eu passo a contar: quando aquele soldado da segunda companhia pisou uma mina, numa operação, á volta do Sangamomgo e para cima para a fronteira, no mesmo dia em que a operação do Alferes Caldeira, da 1ª.companhia, caiu no campo de minas a caminho do Belize, foi solicitada a comparencia do helicoptero, para aa evacuação desse feriado. Aterrado o heli no Bata Sano, já se prepara este vosso amigo, para ter que fazer o serviço, pois era a sua função.

Aranca-se, não se arranca, até que o sr.major, teve a brilhante ideia de que o heli podia ir áquela grande clareira, que existia mais perto do local em que eles estavam do que do quartel do Sangamongo, buscar o ferido. Foi-lhe dito que não era possivel, pois a clareira existia no terreno, mas depois a copa das arvores, em cima, não permitia ver o ceu, quanto mais o aterrar do heli.
Palavra puxa palavra, e como eu infelizmente sempre tive a lingua muito mais perto do coração, do que da cabeça, e perante tudo e todos, que estavam caladinhos que nem uns ratos a apreciar a "discussao", atirei-lhe o seu completo desconhecimento do terreno, pois a mim já me tinha calhado na rifa, ter passado, estado e dormido em tal "estancia balnear"...

Foi o lindo e o bonito!

Mas não deixei de cumprir a minha missão e fui de heli, pela primeira e unica vez, na minha vida, buscar o ferido que só me foi entregue às 4 da tarde, no inicio da estrada de alcatrão, para cima do Sangamongo.

Mas a continuação desta historia, ficara para nova oportunidade, pois sai do quartel às 11 horas e só cheguei no outro dia às 7H45 depois de ter evacuado e ter ajudado a operar, seis feridos gravissimos, sendo tres sem pernas e outros tres cegos...

E vejam que comecei nas Caldas e já estou em Cabinda...

1 comentário:

Anónimo disse...

«Mas não deixei de cumprir a minha missão e fui de heli, pela primeira e unica vez, na minha vida, buscar o ferido que só me foi entregue às 4 da tarde, no inicio da estrada de alcatrão, para cima do Sangamongo.»

ALCATRÃO PARA CIMA DE SANGAMONGO?