Novembro Negro
Percurso do grupo até ao local do acidente |
Estava-mos em 1973. No dia 24 de Novembro uma viatura Berliet transportando seis militares da CCav. 3488 / BCav. 3871, com destino à serração do Pangamongo para carregar lenha, sofre um acidente na ponte do Seva, a única sobre o rio Luali, situada a cerca de 3Km do destino.
Um dia quente e cheio de sol, uma zona calma e paradisíaca, ideal para retemperar do stress a que estava submetido aquele grupo, cujo dia a dia era sofrido, e vivido com o coração numa das mãos e a G3 na outra, lá no alto Maiombe. Afinal esse dia transformou-se num dos mais negros, na história daquela Companhia.
A abordagem à ponte, no sentido Beira Nova – Pangamongo, que era feita praticamente em cima de uma curva (?) e cujo angulo era de quase 90º, uma verdadeira armadilha, à qual se juntava outra, a vegetação do lado direito da viatura, a qual impedia a vista da ponte antes da chegada ao local. Por norma o acesso à ponte fazia-se a velocidade muito reduzida. O desconhecimento do local por parte do condutor da viatura, terá sido a principal razão de tão fatídico acontecimento.
Neste acidente morreram 5 militares da CCav.3488, ou seja um terço de todas as baixas do BCav. 3871, durante a sua comissão em terras de Cabinda, bem dura por sinal.
Na zona do arco central da ponte, a vedação derrubada pela berliet,
no seu "mergulho" para o rio Luali.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário