terça-feira, 22 de junho de 2010

Os "Escutas" - Festas de Natal de 73

(Pequena introdução: Os “escutas” não faziam parte do nosso Batalhão, pertenciam ao SRT/CHERET. Chegaram ao Batasano, em Agosto de 1973, transferidos do Belize. Era uma equipa de quatro elementos - José Gonçalves, Canas, Mira e um Furriel). ver aqui…

Textos de José Gonçalves:
No Natal/73, o pessoal do Batasano organizou um "espectáculo", em que eu tocava viola na parte dos fados. Quando fomos actuar ao Pangamongo, além de ter sido mordido numa perna por um saguin que lá havia, recordo-me também que fizemos a pé uma parte do trajecto e com especial cuidado na zona da "Curva da Morte", até fomos motivo de "gozo", no bom sentido, porque éramos meia dúzia de "caramelos" que se deslocaram do Batasano para o Pangamongo sem protecção para proporcionar alguns momentos de boa disposição ao pessoal que lá se encontrava.
(nota do blogue: como a curva da morte era na estrada para o Sangamongo, ou é confusão do Gonçalves, ou quem preparou a brincadeira inventou uma curva da morte no caminho para o Pangamongo.)

Festa no Batasano I
Este é o grupo com o qual tive todo o gosto de colaborar. Acho que é o Rui Costa quem está a tocar numa guitarra que tem quase a sua altura. Eu não vi, mas disseram que ao longe existia uma multidão de macacos e gorilas a assistir ao espectáculo, pudera, os bilhetes tinham esgotado! Eu sou o quinto, da esquerda para a direta.


Festa no Batasano II
Eis os fados… Eu, sou o primeiro da esquerda para a direita. Já não me recordo dos restantes do grupo, apenas tenho uma pequena ideia que o guitarrista, escondido atrás do fadista, é um camarada das transmissões, acho que do Porto, que era um “piadão”, eu e ele estávamos sempre na “galhofa”.

Festa no Pangamongo
Para animar a malta que estava no Pangamongo e para a parte dos fados vestimos os nossos melhores “fatinhos”, foi com agrado que vimos que os espectadores também tinham feito um esforço nesse particular. Sou o primeiro da esquerda para a direita e o que tem a t-shirt com o Che era das transmissões.

José Gonçalves, “Escuta” ou SRT/CHERET

Sem comentários: